Brasil, do passado ao futuro – Painel

Avatar foursummit | October 4, 2019

 

O autor Jorge Caldeira e o cientista político Sergio Fausto, superintendente da Fundação FHC, tratarão dos três fatores citados no livro A história da riqueza no Brasil. Ao olhar para o passado, entenderemos um pouco das brechas no desenvolvimento brasileiro e como isso se relaciona com três temas: Inovação & tecnologia, globalização e meio-ambiente.

 

Jorge Caldeira é um escritor, doutor em Ciência Política, mestre em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Sócio-fundador e Diretor da Mameluco Produções Artísticas, responsável pela digitalização da obra completa de José Bonifácio. É igualmente um profissional da área jornalística e editorial. Foi publisher da Revista Bravo!, consultor do Projeto Brasil 500 Anos, da Rede Globo, editor-executivo da Revista Exame, editor do Caderno Ilustrada e da Revista da Folha, do jornal Folha de São Paulo, editor de economia da Revista IstoÉ e editor da Revista do Cebrap. Ocupa a cadeira nº 18 da Academia Paulista de Letras. É autor do livro “Mauá: um empresário do Império”, sobre o Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa.

 

Sérgio Fausto é Superintendente Executivo da Fundação Fernando Henrique Cardoso, co-diretor do Projeto Plataforma Democrática e co-editor da série de livros "O Estado da Democracia na América Latina". Faz parte do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (Gacint-USP) e integra a equipe de colaboradores do Latin American Program do James Baker Institute for Public Policy, da Rice University. Fausto escreve regularmente para o jornal O Estado de S.Paulo e para o Infolatam – Información y Análisis de América Latina. Também escreveu os últimos capítulos da versão atual do clássico "História do Brasil", livro iniciado por seu pai, Bóris Fausto.


  • Copyright 2020 Instituto Four - Four Summit: O Brasil debatido por quem faz.