Construindo a educação das gerações futuras – Painel

Avatar foursummit | October 4, 2019

 

Um legado de informação, conhecimento e tecnologia. Descubra o porquê de investir num futuro que nós não viveremos tão cedo. Esse painel traz nomes de altíssima relevância na área de educação e pesquisa, para debater e demonstrar os benefícios de longo prazo que podem ser alcançados ao investirmos tempo e dinheiro no desenvolvimento de tais atividades.

 

Mendonça Filho é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE), no seu estado-natal, e cursou Gestão Pública na Escola de Governo, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ele foi o deputado estadual mais novo eleito aos 20 anos, secretário de Estado da Agricultura, duas vezes vice-governador na chapa de Jarbas Vasconcelos e governador de Pernambuco em 2006, quando Vasconcelos tirou licença.Foi ministro da Educação de maio de 2016 a abril de 2018. Atualmente é consultor da Fundação Lemann e da Unesco.

 

Denis Mizne é advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi assessor especial e chefe de gabinete do ministro da Justiça e integrou o Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), o Conselho Parlamentar de Cultura de Paz da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e o Conselho Municipal de Direitos Humanos de São Paulo. Mizne preside o conselho do Instituto Sou da Paz e é membro do conselho da Fundação Roberto Marinho e do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife). Atualmente, é diretor-executivo da Fundação Lemann.

 

Vinícius Muller é, atualmente, professor de História Econômica do Insper e da FECAP. Também dá aulas de ética em cursos sobre liderança no Centro de Liderança Pública (CLP). Escreve periodicamente na seção Estado da Arte, no Jornal Estadão. Foi gerente e coordenador pedagógico de colégios de nome em São Paulo, como a Escola Lourenço Castanho. Começou sua trajetória se graduando em História pelo Pontifícia Universidade Católica e, posteriormente, cursou uma pós-graduação em História Econômica. Em 2014, tornou-se Doutor pela Universidade de São Paulo. É autor do livro “Educação Básica: Financiamento e Autonomia Regional”.

 

Lygia Pereira é considerada uma das mais renomadas geneticistas do mundo. Fez parte do grupo que criou o primeiro camundongo transgênico do país, produzindo modelos para o estudo de doenças genéticas. Sua pesquisa de extração e multiplicação de células-tronco colocou o Brasil no seleto grupo de países que dominam essa tecnologia. Em 2007, foi considerada, pela revista Istoé, uma das personalidades mais influentes do Brasil no cenário mundial, prêmio que voltou a receber em 2008 e 2010. Em 2008, também recebeu o prêmio Os 100 brasileiros mais influentes, concedido pela Época. Em 2008, recebeu o prêmio Faz a Diferença, concedido pelo jornal O Globo, na categoria Ciência/História. Atualmente, é professora associada e chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) da Universidade de São Paulo.


  • Copyright 2020 Instituto Four - Four Summit: O Brasil debatido por quem faz.